-
Arquitetos: RLP, Revery Architecture
- Área: 28164 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ema Peter
-
Fabricantes: AutoDesk, Ducharme, Grasshopper, Kvadrat, McNeel, Metal Condos, Meyer Sound, Oracle, Otis, SBS, Serapid, Stile, Sundarte, Traxon Technologies, dormakaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Xiqu é a nova casa da prestigiosa ópera tradicional chinesa de Hong Kong. Com sua dramática fachada curvilínea, uma reinterpretação do tradicional “Moon Gate” chinês, o Xiqu Centre opera como um portal de entrada para o novo Distrito Cultural de Kowloon, o mais moderno centro cultural para as artes e cultura em Hong Kong. Concebido como uma espécie de santuário, unindo teatro, arte e espaços públicos, este icônico edifício de sete pavimentos foi concebido para promover a rica herança da ópera Xiqu, o principal gênero do teatro tradicional chinês — proporcionando espaços para a produção, a educação e a pesquisa desta forma única de expressão artística.
Através de um exuberante projeto de iluminação, o Xiqu Centre se revela como um farol de luz que cintila por trás de sua fachada em forma de cortina — construída com um sistema modular composto por tubos de alumínio natural. Simulando o movimento de um tecido ao vento, os painéis metálicos da fachada vão suavemente criando uma série de aberturas, permitindo que a luz do sol penetre os espaços semi-abertos ao redor da sala de espetáculo, criando uma ampla área acessível para receber exposições, feiras, performances e oficinas dedicadas a promover a rica herança de Xiqu.
A ideia de “Qi”, ou fluxo, é expressa em todo o projeto através de seus caminhos e percursos curvilíneos assim como em seus pórticos e arcos projetados ao redor do átrio central. De forma inovadora, os arquitetos decidiram suspender o impressionante volume do teatro, elevando o edifício com capacidade para 1.073 espectadores 27 metros acima do chão, permitindo a criação de uma enorme praça pública no térreo que dá acesso ao foyer do teatro, ao mesmo tempo que protege o auditório das vibrações e ruídos indesejados do entorno. Essa abordagem permitiu ainda liberar o terreno antes mesmo do edifício ser concluído, minimizando o impacto da obra no local assim como encurtando o cronograma de construção do edifício.
Flanqueado por dois jardins ao ar livre que oferecem vistas panorâmicas para o porto de Victoria, o edifício suspenso permitiu a implantação de uma sala de chá para 200 pessoas no térreo, além de estúdios de ensaio, espaços educacionais e administrativos, salas de conferências e áreas comerciais com vista para o pátio interior e o que é melhor, com ventilação e iluminação natural. O Xiqu Center foi inaugurado em janeiro de 2019, transformando-se em um dos melhores e mais modernos teatros do mundo, inteiramente dedicado a promoção da riqueza cultural da ópera chinesa —reaproximando esta importante prática cultural e artística das novas e futuras gerações.